ESCOLA
MUNICIPAL JADER FIGUEIREDO DE ANDRADE SILVA
ANO
LETIVO 2012: “Luiz
Gonzaga – Do Mangue ao Sertão, Homenagem aos 100 anos do Rei do
Baião”.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes da Educação Infantil (Grupos IV e V) e do Ensino
Fundamental (Ciclo I – 1º Ano).
PARTICIPANTES:
Direção, coordenação pedagógica, estagiárias professoras e
estudantes da Ed. Infantil (Grupos IV e V), 1º Ano do Ensino
Fundamental e Ed. de Jovens e Adultos.
JUSTIFICATIVA
“Luiz
respeita Januário...” Nessa frase podemos perceber a importância
do respeito nas relações humanas, principalmente dentro da família.
Respeito entre pais e filhos, amigos, vizinhos... Respeito a
natureza. Com base nessa premissa podemos estimular os educandos a
conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga, relacionando-as a cultura,
a elementos sócio-ambientais e a vida do povo nordestinho.
Conhecer
a vida e a obra de Luiz Gonzaga que trazem a tona elementos
importantes para a construção da identidade cultural do povo
pernambucano, bem como, elementos da natureza que fazem parte da vida
desse povo é um dos objetivos principais desse projeto.
Em
virtude das comemorações de seu centenário por várias instâncias,
inclusive pela Rede Municipal de Ensino do Recife, teremos este ano a
oportunidade de vivenciar Luiz Gonzaga como um ícone de uma geração
que deixou um rico legado e que não deve ser esquecido em respeito
ao povo nordestino, em respeito a diferentes gerações.
OBJETIVO
GERAL
Conhecer
a biografia de Luiz Gonzaga, explorando as suas músicas como
instrumento de pesquisa para a descoberta das riquezas ambientais e
problemas enfrentados pelo povo nordestino.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Identificar nas músicas de Luiz Gonzaga elementos que fazem parte da vida do povo nordestino (clima, vegetação, cultura);
- Ampliar os conhecimentos acerca dos aspectos econômicos, políticos e socioculturais;
- Identificar os problemas sócio-ambientais do estado e propor alternativas de soluções;
- Valorizar a cultura pernambucana;
METODOLOGIA
- Apresentação do tema do ano letivo e do Projeto;
- Audição e exploração da música tema do Galo da Madrugada 2012;
- Leitura da biografia de Luiz Gonzaga;
- Exploração do gênero biografia;
- Escolha do nome da turma (nome ou verso de uma música);
- Leitura, interpretação e produção textual verbal e não verbal (poemas, paródias, cordéis, acrósticos, biografias, autobiografias, etc);
- Exibição de vídeos (Ex: Luiz Gonzaga- A Luz dos Sertões, Danado de Bom etc);
- Visita ao Memorial Luiz Gonzaga (Pátio de São Pedro);
- Audição de músicas;
- Cantigas;
- Leitura de Imagens (Gravuras, fotos, esculturas);
- Exploração de mapas (Pernambuco);
- Realização de atividades artísticas (modelagem, desenho, pintura, recorte e colagem, mosaico, entre outras);
- Expressões corporais;
- Dramatizações;
- Produção de murais;
- Realização de gincanas;
- Apresentações culturais;
- Excursões pedagógicas – Visita ao Memorial Luiz Gonzaga;
- Debates;
- Rodas de conversa;
- Contação de histórias;
- Entrevistas;
- Vivências de jogos e brincadeiras;
AVALIAÇÃO
Ao
final de cada mês avaliaremos o Projeto nos momentos de planejamento
coletivo, através de relatos orais e escritos, destacando
observações significativas sobre o desenvolvimento do projeto e as
aprendizagens dos estudantes.
ESCOLA
MUNICIPAL JADER FIGUEIREDO DE ANDRADE SILVA
PROJETO:
A formação do nosso povo
PERÍODO:
Agosto a novembro/2011
ESTUDANTES
ENVOLVIDOS:
GIV, GV, 1º ANOS E OS MÓDULOS I, II E III DO EJA.
OBJETIVOS:
GERAL
Conhecer
e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro,
bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, buscando
a desconstrução dos esteriótipos estabelecidos na sociedade.
ESPECÍFICOS
- Aproximar as crianças das contribuições dos povos indígenas, africanos e europeus para a formação da nossa cultura;
- Reconhecer e valorizar as diferenças entre os diversos povos;
Conhecer e refletir sobre a história dos índios, africanos e europeus;
Conhecer e debater os hábitos e costumes dos povos que construíram a cultura brasileira, identificando sua influência em nossa vida;
ÁREAS DO CURRÍCULO A SEREM TRABALHADAS NO PROJETO:
Geografia:Localizar
no mapa os países que compõem nossa cultura;
Tipos
de moradia;
Influência
do clima na vida destes povos (moradia, vestiário e gastronomia).
História:Quando
e como esses povos vieram para o Brasil e Pernambuco;
Reconhecer os modos de vida dos povos, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho, sobrevivência e modo de se vestir;
Refletir e opinar sobre o papel de cada povo na formação da nação brasileira.
Reconhecer os modos de vida dos povos, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho, sobrevivência e modo de se vestir;
Refletir e opinar sobre o papel de cada povo na formação da nação brasileira.
Língua Portuguesa:Levantar o vocabulário de palavras indígenas, africanas e europeias usadas por nós e descobrir seus significados;
Produzir textos coletivos a partir dos debates e reflexões sobre o tema;
Ler histórias originalmente desses povos ou que tratem de seus valores.
Artes:Observar manifestações artísticas dos povos trabalhados reconhecendo sua influência em nossa arte;
Vivenciar através das músicas um pouco da cultura de cada povo – cantando e dramatizando;
Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas a cultura do povo em estudo, criando objetos e instrumentos musicais.
Ciências Naturais:A hereditariedade – nossas características, herança genética e a identidade.
Matemática: Leitura e interpretação de tabelas e gráficos; Contagem, sequência numérica, relação número/quantidade; Problemas de estruturas aditivas.
JUSTIFICATIVA
Considerando
que estamos homenageando o centenário de Paulo Freire nada melhor do
que abordar de forma critica e criativa o que estabelece a lei
11.645 que trata da inclusão no currículo do estudo da história e
cultura afro-brasileira e indígena, tendo em vista que vivemos em
uma sociedade na qual os preconceitos são de todo os tipos.
Precisamos discutir cada vez mais na escola para desconstruí-los e
contribuir para a formação de pessoas melhores, conscientes de seus
direitos e deveres, como afirmava Paulo Freire “ Não
é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho,
na ação-reflexão”.
Para
entendermos melhor hoje, no Brasil, vivem aproximadamente 1
milhão de índios - estimativas para o censo 2010 – (grifo
nosso),
distribuídos entre cerca de 225 sociedades indígenas, que perfazem
cerca de 0,25% da população brasileira. Cabe esclarecer que este
dado populacional considera aqueles indígenas que vivem em aldeias,
havendo inclusive os
que vivem
(grifo nosso)
em áreas urbanas. Há também 63 referências de índios ainda
não-contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o
reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal
indigenista. (Funai)
Promover
uma releitura da história da formação do povo do Recife a partir
da chegada dos europeus e o contato com os povos indígenas que aqui
existiam e com os negros trazidos da África para romper com as
ideias preconceituosas que foram construídas ao longo do tempo, e
que as crianças precisam conhecer para valorizar suas origens e a
cultura de seu povo.
METODOLOGIA
- Inicialmente todas as turmas irão fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os índios, negros e europeus (o que sabem sobre eles). Registrar com textos, palavras e desenhos essas primeiras percepções.
Sugestões
de Sensibilização:
A presentar aos alunos recortes de fotos/gravuras de objetos e pessoas que possam parecer descendentes indígenas, africanas e europeias. Com todas as fotos espalhadas, o professor em círculo observará juntamente com os alunos cada foto, procurando incentivar para que todos emitam sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações (Ainda existem índios? O que vocês sabem, pensam e acham sobre isso?, O que vemos nas fotos?) ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
- Dentro do nível de cada grupo/turma trabalhar a história do Brasil a partir da chegada dos europeus enfocando a colonização, os índios e os negros nesse processo;
- Cada nível deverá escolher um povo e seus aspectos sócio-cultural para aprofundar os estudos: o europeu, o índio e o negro;
- Realizar leituras de diversos gêneros textuais; lendas, contos, receitas, parlendas, músicas, poesias, cantigas de roda e outros;
- Rodas de conversas e debates sobre o tema;
- Produção textual a partir das leituras (reconto oral e escrito, texto coletivo, ilustrações, releituras, dramatizações, jogos e brincadeiras);
- Produção e apreciação artísticas releituras, desenhos, dramatizações, colagem, modelagem, pintura, confecção de quadros, adereços, instrumentos musicais, auto-retrato, etc.
- Exibição de filmes e documentários relacionados ao tema.
- Visita a museus; Homem do Nordeste, da abolição, e ou outros;
- Entrevistas, palestras com pessoas do movimento negro, Funai e de origem europeia;
- Confecção de painéis, murais, cartazes, livros e outros para a Mostra Cultural;
12.
Exposição das descobertas e informações importantes sobre o tema
estudado.
AVALIAÇÃO
Serão
considerados vários aspectos no decorrer do projeto para avaliarmos
todos os envolvidos, dentre eles, a participação e envolvimento, as
contribuições dos estudantes com materiais de pesquisa, as trocas
coletivas e em grupo. Também será considerada uma auto-avaliação,
resgatando as aprendizagens por escrito e/ou através de desenhos,
bem como, o produto final de cada grupo/turma, será mais um
instrumento para avaliação..
Todos
os materiais produzidos pelas crianças como os textos, cartazes,
listas, etc, serão instrumentos para a avaliação do projeto.
Sugestões de leituras:
Menina bonita do laço de fita;
A fábula das três cores; O Menino Marrom;
As tranças de Bintom;
Contos de Origem Africana.
Visite este site e conheça várias lendas indígenas.
Arte Educação
Observação: Lembrando que é a partir das curiosidades e interesses das crianças/estudantes que vamos delinear nosso percurso, as atividades e as pesquisas.
Veja a apresentação do Projeto clicando aqui.
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